ESCOLHA SEU IDIOMA     
NOTÍCIAS
Eletromobilidade exige aumento de capacidade instalada

Em 12 anos, a demanda é de mais 20GW no Brasil

07/06/2019


eletromobilidade é uma realidade crescente no Brasil. No entanto, para atender a demanda criada pela tecnologia, o país precisará investir em infraestrutura – tanto em termos de pontos de carregamento como em capacidade instalada. De acordo com informações do Canal Energia, cerca de 20GW a mais serão necessários para atender a essa demanda até 2031. A expectativa é de que o aumento da capacidade instalada se dê, majoritariamente, por fontes renováveis, como energia eólica e energia solar.

No caso da energia eólica – cujo maior potencial de geração está no Nordeste – é necessário, ainda, investir em transmissão de energia, uma vez que a região com maior consumo é o Sudeste. Portanto, uma expansão da estrutura de transmissão é essencial para viabilizar o aumento da capacidade instalada por meio da energia eólica. Uma outra alternativa é o desenvolvimento do mercado de eólicas offshore (no mar). Contudo, trata-se de uma alternativa dispendiosa.

Investimentos em armazenamento e infraestrutura

Sistemas de armazenamento de energia – como baterias – também devem ter um papel importante neste contexto. No momento, as baterias têm uma vida útil relativamente curta, com custos altos para substituições. O amadurecimento desta tecnologia é, portanto, necessário para uma ampliação da eletromobilidade no Brasil.

Também é necessária a ampliação de pontos de recarga para os carros elétricos, a fim de viabilizar seu uso no país e de diminuir a utilização de combustíveis fósseis. Conheça as soluções da Nansen e da Sanxing em eletromobilidade.

Com informações do Canal Energia.