ESCOLHA SEU IDIOMA     
SOLUÇÕES
Solução em
MEDIÇÃO SETORIAL

A Medição Setorial permite a gestão do consumo em todos os pontos ligados ao cliente de forma individualizada e racional.


Com um projeto adequado de gestão, é possível medir energia ativa, reativa, entre outros parâmetros elétricos, com impacto direto na redução do uso em horários de pico, o que resulta em um rateio justo entre as unidades consumidoras que utilizam um mesmo ponto de energia contratada junto à média tensão.

A solução da Nansen inclui projeto e medidores próprios, software de gestão da Way2 e tecnologia para comunicação entre os pontos telemedidos – fornecida por paceiros.

A telemedição permite ao cliente a automação completa do sistema, incluindo, além das leituras online, a possibilidade de corte e religa remotos, cálculo, fechamento e envio automático da fatura para a unidade consumidora.

 

MEDIDORES NANSEN

Os medidores inteligentes registram em cada ponto individual do sistema as grandezas necessárias para o controle real do uso da energia contratada.

Através deles é possível medir:

Energia Ativa e Reativa: para unidades consumidoras de baixa tensão é necessária a medição de energia ativa e reativa, pois a energia reativa é uma grandeza medida e tarifada em média tensão, o que impacta diretamente nos valor final da conta de energia. Também possuímos medidores com tecnologia para medição de outras grandezas.

 

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

Solução Radio Frequencia Mesh 900Mhz que permite a coleta dos dados de forma bidirecional de cada medidor instalado e e envia para o Sistema de Gestão.

O Sistema inclui um rádio instalado em cada unidade consumidora que envia informações ao concentrador. Este por sua vez estará interligado ao software de gestão, via GPRS, Fibra Óptica, cabo Ethernet ou qualquer outro meio que o cliente possua para conexão à internet.

 

SISTEMA DE GESTÃO

Permite o rateio e envio da conta aos clientes, possibilita estudos gráficos com telas que informam os valores de medição, leituras horárias e diárias de todas as grandezas informadas pelos medidores inteligentes. Além disso, permite o corte/religa remotos para clientes inadimplentes e total gerenciamento da medição.

 

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA

A integração entre o sistema de comunicação RF e o medidor Nansen ocorre de forma automática via PIMA (RS 232 para projetos mais complexos). Facilitando a instalação de projetos básicos. Além disso, o aumento da qualidade percebida nos medidores Nansen, indica que teremos uma solução mais robusta do que em tentativas anteriores.

1 » O centro comercial compra a energia na média tensão.

2 » A subestação do centro comercial transforma em baixa tensão e distribui aos lojistas .

3 » Os medidores inteligentes Nansen realizam a medição de forma individualizada e enviam as informações.

4 » A comunicação ocorre via RF.

5 » O Sistema Nansen permite que a central gerencie todo o consumo de forma automatizada, incluindo corte/religa remotos.

Medidores

A solução proposta foi desenhada com opções modulares para o cliente. Desde sistemas básicos envolvendo o Lumen 2 MD com comunicação via PIMA, até projetos complexos envolvendo tarifação-horosazonal e Demanda - com o uso de medidores da linha KS.