ESCOLHA SEU IDIOMA     
NOTÍCIAS
Nansen participa de projeto da Universidade Federal do Maranhão

A doação de 20 medidores da família KS à UFMA tem como objetivo contribuir para a gestão de energia da instituição

25/06/2018


Com o objetivo de auxiliar no fomento à educação e à pesquisa, a Nansen doou 20 medidores de energia à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os medidores serão utilizados no Projeto Energia para Futuro Sustentável, coordenado pelos professores Wener dos Santos e Shigeaki de Lima, do curso de Engenharia Elétrica da UFMA.

A principal meta do projeto é reduzir o desperdício de energia na Universidade, além de torná-la mais sustentável quanto ao consumo energético. Além disso, a UFMA passará a gerar energia limpa, por meio de paneis fotovoltaicos. O projeto conta com a participação de oito alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Computação e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

Uma das primeiras etapas do projeto é a instalação de 20 medidores da família KS, para gerenciar o consumo de cada prédio da universidade. A partir dos dados coletados, os pesquisadores implantarão ações de melhoria de eficiência energética para a UFMA.

“A participação da Nansen é fundamental para a realização desse projeto. Os medidores serão utilizados em todas as etapas, para garantir a boa gestão da energia nos campi da UFMA. Em um primeiro momento, monitoraremos o consumo de energia da Universidade. Depois, poderemos verificar se houve diminuição do desperdício. E, no final, faremos a gestão inteligente da energia gerada dentro da UFMA”, explica o professor Wener dos Santos.

As principais etapas compreendidas pelo projeto são a substituição de lâmpadas tradicionais por modelos de LED, a substituição da fiação elétrica e a instalação de sistema de controle nos aparelhos de ar-condicionado nas unidades da UFMA. Por fim, espera-se instalar uma subestação de 69KV no campus São Luís, o maior da UFMA, e a instalação do celeiro de energia solar. O projeto terá a duração de quatro anos e deve beneficiar toda a comunidade da UFMA.

Família KS - Medidores KS 7014 e KS 70 24

A plataforma KS 70 consiste em medidores multifunção. Desenvolvidos pela Nansen para faturamento de energia ativa, reativa e demanda, os produtos permitem aferição em postos horários para consumidores industriais e comerciais (Grupo A e B). São medidores estáveis, robustos e que possuem durabilidade de até 15 anos, acima do estabelecido pela Aneel. Seu design permite, de forma simples, o manuseio, transporte e instalação nos consumidores finais.

Conectividade: KS 70 14 - ligação direta 15 (120) A
KS 70 24 - ligação indireta 2,5 (20) A
KS 70 34 - ligação direta 30 (200) A.