ESCOLHA SEU IDIOMA     
NOTÍCIAS
Nansen participa do SENDI 2018, em Fortaleza

Evento é o mais importante do setor de distribuição de energia elétrica e reúne as maiores empresas do país

12/11/2018


Em novembro, Fortaleza recebe o maior evento do setor de distribuição energética do Brasil: o SENDI 2018. Em sua 23ª edição, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica acontece entre os dias 20 e 23. Promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) nesta edição, o evento será coordenado pela Enel Distribuição Ceará.

A Enel Distribuição Ceará é uma referência em qualidade e já foi eleita a Melhor Distribuidora de energia do país seis vezes e a Melhor da Região Nordeste por dez vezes, pela Abradee. Anualmente, é destaque no ranking de qualidade do serviço da Agência Nacional de Energia Elétrica. A Enel é, hoje, a maior distribuidora de energia no Brasil.

Evoluções no sistema de distribuição

O SENDI é uma oportunidade para discutir as tendências do segmento de distribuição. Além da da feira ExpoSENDI e da apresentação de trabalhos técnicos, o evento terá ações como demonstrações de carros elétricos e eventos paralelos, como o demoday, voltado a startups, e o hackathon, que é uma maratona de desenvolvimento de programação de rede.

O consultor comercial Sânzio Moreira Lima, da Nansen, comparece a todos os SENDI desde 1982. Para ele, o evento é uma oportunidade de presenciar a evolução de equipamentos e procedimentos de medição. "Obviamente, um dos processos mais claros que vimos recentemente foi a transição completa dos medidores eletromecânicos aos eletrônicos. Hoje, entretanto, a evolução tem ido por outro caminho. Vemos claramente que o medidor não é mais o único ator na medição. Agora, temos todo um conjunto de soluções que permitem a medição, com os sistemas de comunicação e os sistemas de tratamento de dados – além do próprio medidor", ressalta.

Com os sistemas de distribuição e de comunicação mais completos, a concessionária recebe e processa os dados com mais rapidez, podendo tomar decisões mais assertivas. "O interessante de frequentar o SENDI por todos estes anos é perceber que, a cada edição, chegam ideias que se complementam e dão um passo além do que foi apresentado na edição anterior", afirma Sânzio.

O SENDI é o evento mais importante do setor por condensar toda a atividade de distribuição de energia. Hoje, a evolução está caminhando no sentido de integrar os sistemas. "Esta tendência de integração vai ao encontro da implementação das redes inteligentes, propriamente ditas, e da Internet das Coisas (IoT)", avalia.