ESCOLHA SEU IDIOMA     
GPRS



O GPRS (General Packet Radio Service) é uma tecnologia baseada em uma rede de pacotes (suportando IP e X.25), para o tráfego de dados em redes de comunicações móveis como, por exemplo, redes GSM, aumentando as taxas de transferência de dados. O GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que tecnologias anteriores, podendo passar a marca dos 170 kbps (velocidade média de 115kbps e throughput médio de 40 kpbs).

Por utilizar o mesmo padrão universal utilizado na Internet (o protocolo IP), o GPRS otimiza as comunicações de dados através das redes móveis. Sendo baseado em pacotes, permite que a utilização da infra-estrutura da rede de comunicação existente se dê somente quando uma operação de transmissão e ou recepção é requerida ao invés de estabelecer um link permanente, ou seja os recursos são dedicados por toda a duração da chamada (“always on”) ou até o que o usuário interrompa a conexão. Isto incrementa a eficiência do meio de comunicação e melhora a qualidade dos serviços de conexão. A tarifação é feita sobre os dados efetivamente trafegados e o usuário não paga pelo tempo de conexão.

Uma rede baseada em GPRS permite o acesso à Internet em qualquer tempo e lugar, possibilitando a navegação em páginas WEB, o envio e recebimento de e-mails e outras facilidades, como a telemedição. Para permitir o estabelecimento do acesso Internet via GPRS nas remotas, concentradores ou medidores, os equipamentos são fornecidos com um modem celular que suporte a tecnologia GPRS e o cliente precisa ativar esse serviço junto à operadora de telefonia celular.

Principais vantagens do GPRS

• Ampla cobertura em todas as unidades.
• Acesso imediato e permanente para dados.
• Com o GPRS, uma vez estabelecida a conexão, a mesma estará permanentemente ativa.
• Utilização de protocolos X.25 e IP amplamente divulgados.
• Possibilidade de utilização de várias operadoras de telefonia e modelos diferentes de celular-modems, havendo assim uma maior flexibilidade e independência em relação ao mercado.
• Com o GPRS, a tarifação é efetuada com base na quantidade de dados transmitidos.
• Os modems celulares utilizados em GPRS podem ser classificados em três tipos diferentes, conforme abaixo:

1 - Para uso simultâneo de voz e dados.
2 - Para uso de voz e dados, porém não simultâneo.
3 - Para uso apenas de dados (ideal para os equipamentos de telemedição).