ESCOLHA SEU IDIOMA     
RF Mesh



Rede RF Mesh

Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Rede mesh ou rede de malha é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz, além das redes a cabo ou infra-estrutura wireless. A tecnologia de Rede RF Mesh utilizada pela Nansen tem uma plataforma aberta, flexível, segura e com alto grau de escalabilidade.

A rede RF Mesh tem uma infraestrutura, similar a uma rede de arquitetura TCP/IP, composta por vários pontos de medição que, além de clientes da rede de comunicação, atuam como roteadores, passando a se comportar como uma única e grande rede, possibilitando que os clientes (medidores) possam se conectar em qualquer ponto. Os nós fazem a função de repetidores e cada nó está conectado a um ou mais nós. Desta maneira, é possível transmitir mensagens de um a outro por diferentes caminhos.

Vantagens da rede RF Mesh

Segurança: Os medidores e interfaces estão sujeitos as técnicas de autenticação e autorização. O firmware pode ser atualizado pelo “ar” e depende de assinaturas digitais e chaves privadas para impedir o acesso não autorizado. Além disso, o sistema também suporta criptografia ponto a ponto para as comunicações através do Smart Grid.

Flexibilidade: Operação em áreas suburbanas e zonas rurais, o que garante altas taxas de cobertura. Este sistema é projetado para suportar toda a gama de aplicações de redes inteligentes, de AMI para Automação da Distribuição e Resposta à Demanda e programas com veículos elétricos.

Escalabilidade: O protocolo RF Mesh permite que os dados trafeguem de forma ordenada, reduzindo a necessidade de largura de banda e permitindo que os comandos sejam enviados baseados em sua prioridade.

Robustez: Os pontos da rede possuem características de auto-configuração, auto-otimização e auto-correção, o sistema permite adição ou remoção de dispositivos com seleção automática das melhores rotas, além de diagnósticos dos dispositivos para detecção do funcionamento anormal como: falhas de memória, alimentação, temperatura, firmware e software.

Características Principais

• Poderosa rede em malha de rádio de 1 Watt
• Uso de banda livre (faixa ISM, conforme plano de freqüências da Anatel) de 902 a 907 e 915 a 928MHz
• FHSS (Espalhamento espectral por salto em freqüência) com até 83 canais para evitar interferências e aumentar a capacidade
• Baseadas em IP com IPv6 embutido e roteamento avançado
• Processo certificado de software que auto-gerencia a rede
• Maior poder de processamento e memória por ponto de medição
• A densidade pode variar de extremamente escassa a extremamente densa - mas quanto maior a densidade, a solução se torna mais robusta e mais rentável